O que é a franquia da internet?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

franquia da internetNão sabe o que é a franquia da internet? Aqui você encontrará todas as informações que você precisa para entender melhor sobre o  assunto.

Você sabe quando você está navegando na internet em seu telefone celular e, de repente, a velocidade é muito lenta? Ou pior, a conexão com? Isso significa que você acabou de consumir toda sua franquia na internet.

Nós o ajudaremos a entender como isso funciona e o que fazer quando acontece.

O que é a franquia da internet?

A franquia é a quantidade de dados disponíveis para consumo durante a navegação na internet no pacote contratado. Tudo que você envia ou recebe é descontado desse pacote. Ou seja, quanto mais mensagens você envia e mais vídeos você assiste, mais rápido sua franquia se esgotará.

Franquia de internet no celular

Funciona da mesma maneira que os minutos dos planos do telefone. Por exemplo: em um avião com 100 minutos, ao fazer as conexões, seus minutos diminuirão. Até o próximo mês, quando seu pacote for renovado. A lógica é bastante simples, não é?

Textos, áudios, imagens e vídeos enviados e recebidos reduzirão gradualmente sua franquia. Se você quiser economizar dinheiro, evite assistir a vídeos, basta baixar imagens que você precisa muito e preferir mensagens de texto e não-áudio. Faça downloads mais pesados ​​quando conectado a uma rede Wi-Fi.

Para ajudar os usuários, algumas aplicações possuem uma versão diferenciada e leve que consome menos dados de pacotes. Um exemplo é o Facebook Lite.

A maioria das operadoras interrompe a navegação quando o pacote de dados é completamente usado. Mas ainda existem alguns que permitem ao cliente continuar navegando com velocidade reduzida, como o Algar, por exemplo.

Franquia de internet de banda larga.

Por enquanto, as operadoras ainda estão proibidas de aplicar franquias de internet de banda larga. Ou seja, eles não podem reduzir a navegação do usuário ou diminuí-lo.

O direito de usar a internet é garantido por lei e só pode ser cortado por falta de pagamento. O assunto é tão grave que, quando os operadores começaram a falar sobre franquias de banda larga, um IPC no Senado que proibiu a ação foi aberto.

Você pode continuar a usar sua internet quietamente. Baixe e assista seus filmes sem essa preocupação.

Minha franquia acabou, o que eu faço?

Quando sua franquia se esgotar, a melhor alternativa é comprar novos pacotes de dados. Os operadores têm pacotes de diferentes tamanhos para atender às necessidades de cada cliente.

Existem várias formas de pacotes que você pode comprar de forma autônoma. Na Oi, por exemplo, você pode comprar por dia, semanalmente ou mensalmente. Já na Vivo você escolhe o tamanho do pacote das opções disponíveis e tem até 7 dias para consumi-lo.

Agora que você aprendeu o que é a franquia da Internet e o que fazer quando termina, Clique abaixo e faça o teste de velocidade da sua internet e veja se realmente as operadoras estão entregando o valor real do plano contratado.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO