EUA liberam instalação de antenas 5G próximas de aeroportos
| |As antenas 5G agora podem ser instaladas perto do aeroporto. Essa possibilidade se deu pela autorização da Administração Federal de Viação do Estados Unidos(FAA) que permitiu a Verizon Communications(VZ.N) e a AT & T(T.N.). O acordo foi permitido já que há medidas para que as aeronaves circulem com mais segurança, mesmo com a implantação das torres.
No relatório da FAA, há uma segurança no mapeamento dos transmissores sem fio.
É possível identificar o tamanho e a forma das áreas na localidade ao redor dos aeroportos que limitam a instalação do 5G.
Após um plano que propõe mais segurança entre redes e aeroportos, a permissão foi dada para que os principais aeroportos recebam a tecnologia 5G sem risco de acidentes.
LEIA TAMBEM> COM 5G CHEGANDO NO BRASIL, MILHÕES DE BRASILEIROS AINDA CONVIVEM COM A TECNOLOGIA 3G
Depois dessa permissão, pelo menos 510 torres vão ser instaladas nas proximidades dos aeroportos.
As companhias aéreas sempre estiveram contra a tecnologia 5G perto de aeroportos.
O grande motivo é porque o equipamento pode alterar a leitura dos altímetros do radar. Assim, o piloto pode ficar sem noção sobre a real distância entre a aeronave e a terra.
Ainda no início deste ano, as companhias aéreas acreditavam que a instalação de antenas 5G poderiam causar catástrofes no cenário espacial.
Para seguir com o plano, as operadoras apresentaram informações mais precisas que apresentam o ponto exato de localização das suas antenas 5G. Além disso, elas apoiam pesquisas para avaliar como os sinais interagem com os instrumentos das aeronaves.
LEIA TAMBEM> PARABÓLICAS VÃO PARAR DE FUNCIONAR COM A CHEGADA DO 5G
A fim de manter a segurança dos aeroportos, os envolvidos pretendem continuar com o estudo acerca também de helicópteros.
Europa lançou 5G sem prejudicar a aviação
Diferentemente dos EUA, a Europa não fez alarde sobre qualquer tipo de interferência na mobilidade do espaço aéreo. Enquanto a Europa consegue usar o 5G perto de aeroportos livremente, a EASA afirma que não há qualquer sinal de incidente.
Pelo que tudo indica, há uma diferença técnica que gera tanta discordância no uso ou não da tecnologia 5G perto de aeroportos. Nos Estados Unidos, as empresas de telefonia móvel estão lançando o 5G com frequências de espectros de ondas de rádio que variam entre 3,7 e 3,98 GHz.Essas frequências são conhecidas por C-Band. Já na Europa, a faixa de espectro é mais lenta e corresponde a 3,4 a 3,8 GHz.
A grande preocupação da indústria americana de aviação é que os espectros do 5G estejam muito próximos do espectro usado pelos altímetros de radar. Neste caso, os altímetros de radar estão na faixa de 4,2 e 4,4 GHz.
LEIA TAMBEM> JAPÃO PRETENDE LANÇAR 6G ATÉ 2030; 10 VEZES MAIS VELOZ QUE O 5G
Sendo assim, a Europa não está sujeita ao mesmo risco e, por isso, tudo opera normalmente. Pois há uma distância grande entre os altímetros do radar e o 5G.
Apesar de tanta divergência, o governo americano recebeu das empresas de telefonia $81 bilhões para exercer o direito de implementar a tecnologia no formato C-band. Em outras palavras, através dessa frequência que é tão temida pelos aeroportos.