Assinaturas do 5G podem superar a marca de 1 bilhão até o fim do ano.

Segundo a Ericsson Mobility Report , as assinaturas do 5G podem superar a marca de 1 bilhão. Estima-se que, até 2027, o 5G será responsável por metade das assinaturas. A grande concentração de assinantes será na América do Norte, já nos próximos cinco anos.

A grande expansão do 5G se deve, principalmente, ao crescimento da tecnologia na China e na América do Norte. Ainda assim, apesar do número ser impactante, ainda houve uma perda de 100 milhões de assinaturas, devido à guerra entre a  Rússia e a Ucrânia. Apesar das incertezas no futuro da economia mundial, o 5G tem crescido de forma exponencial.

Outro ponto importante que a Ericsson Mobility Report destaca é o crescimento do tráfego de dados. Segundo a empresa, o crescimento foi resultado de um aumento de smartphones e banda larga móvel, além do avanço da digitalização de diversas áreas como indústria e comércio.

Outra grande descoberta é a receptividade do 5G. Pelo menos um quarto da população tem acesso à essa tecnologia. A surpresa é que o 5G expandiu-se pelo mundo muito mais rápido que as outras gerações de tecnologia móvel. Apenas no primeiro trimestre deste ano, já são 70 mil assinantes.

Ainda que a pandemia da Covid -19 e as incertezas geopolíticas tenham assustado a população mundial, o crescimento das assinaturas tem sido recorrente.

O relatório também destaca a importância da entrega do serviço de banda larga através do Acesso Fixo em Fio (FWA). A previsão é de que o número vai ultrapassar 230 milhões em 2027. Atualmente, a Ericsson já prevê 100 milhões de conexões FWA.

assinaturas do 5G podem superar a marca de 1 bilhão

Já quando o assunto é Internet das Coisas (IoT),a observação é de que 44% de todas as conexões foram representadas pela IoT. Sendo assim, a (IoT) de banda larga (4G/5G) superou a 2G e 3G. Desde 2021, essa tecnologia tem conectado grande parte de todos os dispositivos celulares. 

LEIA TAMBEM> COM 5G CHEGANDO NO BRASIL, MILHÕES DE BRASILEIROS AINDA CONVIVEM COM A TECNOLOGIA 3G

A adesão ao 5G é alta devido a baixa latência e a alta velocidade. Dentro disso, o mundo pode experimentar uma alta produtividade, otimização de tempo e redução de custos. São melhorias que permitem o desenvolvimento de outras máquinas e dispositivos. Além disso, o reflexo na economia é iminente.

Há um esforço das operadoras para que o 5G seja ainda mais acessível. Segundo Peter Jonsson, o diretor executivo do relatório da Ericsson, as operadoras conseguiram abaixar o valor de seus aparelhos para até $120. Já no caso da China, ele diz que houve um acréscimo de 210 milhões de usuários em 2021. Enquanto na América do Norte, o aumento foi de 65 milhões. 

LEIA TAMBEM> INTERNET 5G NO BRASIL VEJA AS VANTAGENS E EXPECTATIVAS DESSA TECNOLOGIA

A previsão é de que o aumento de adesão ao 5G cresça ainda mais em grande escala com a Índia. No momento, o país está em processo de leilão de frequências 5G. Mas a partir do final de 2022, o país também vai receber a tecnologia. 

Segundo o relatório da Ericsson, o 4G ainda vai atingir o pico este ano, até que cair gradativamente o seu acesso devido à adesão ao 5G.