Com 5G chegando no brasil, milhões de brasileiros ainda convivem com a tecnologia 3G

Sem sombra de dúvidas a tecnologia 5G tem despertado a curiosidade de muitas pessoas ao redor do mundo, isso porque essa nova geração de internet móvel trará muitas transformações sociais e corporativas. Mas claro que um dos focos principais ainda continua sendo a velocidade que ela oferece, mas sua evolução vai muito além disso.

Atualmente mais de 220 munícipios brasileiros ainda usam o sistema 3G, simplesmente pela ausência da cobertura internet 4G em diversas regiões do Brasil, por esse motivo, muitas pessoas ainda enfrentam limitações, utilizando um sistema muito lento comparado ao que se tem em outras partes do mundo.

Desde a popularização das redes móveis, cada novo passo tecnológico significa uma mudança de grande importância na forma em que vivemos e até na própria sociedade como um todo. 

O 2G foi a primeira geração de rede móvel capaz de expandir nosso conhecimento comunicativo, o 3G foi implantado logo em seguida e é conhecido como o marco que popularizou o uso da internet com conexão mais rápida e avançada.

Já o 4G que é a cobertura atual, chegou com o intuito de trazer mais velocidade , oferecendo hoje qualidade e velocidade de internet melhorada para as principais aplicações do uso cotidiano. 

A rede 5G promete uma verdadeira revolução.

A rede 5G promete uma verdadeira revolução como velocidade de downloads e uploads mais rápidos, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis, bem diferente da tecnologia 4G, pois é uma nova tecnologia de rádio e capaz de cumprir com todos os requisitos citados anteriormente.

internet 5g no brasil
tecnologia-5G-4g-3g

No entanto, ao passo que essa nova tecnologia se desenvolve e está cada vez mais perto de ser implantada no Brasil, boa parte dos usuários de serviços móveis ainda estão “presos” a rede 3G e também a velha elimitada tecnologia 2G, isso ocorre frequentemente em diversos interiores dos estados brasileiros.

Principais motivos.

Um dos principais motivos que fazem com que os brasileiros continuem usando a conexão 3G de cobertura é que os centros das cidades possuem cobertura 4G, porém, os bairros e áreas mais afastadas não contam com esse tipo de cobertura, e pelo fato  também de que existem muitas pessoas que ainda usam aparelhos mais antigos e incompatíveis com o 4G.

Dificultando assim que a tecnologia 5G se implante de forma isonômica para todos, levando em consideração que muitas pessoas não tem nem acesso ao sistema 4G.

Segundo dados de pesquisa da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) ainda foram identificados outros motivos pelos os quais as pessoas ainda não utilizarem uma rede que atualmente está ultrapassada e segundo a própria Anatel ainda há casos de pessoas que ainda não trocaram o chip 3G por um mais moderno.

Mesmo com a dificuldade e com muitos passos a serem tomados em direção a popularização do 5G no Brasil , as primeiras etapas já estão em desenvolvimento, apesar das incertezas que ainda rondam esse tema, seu leilão está previsto para esse ano.

Com uma velocidade capaz de chegar em média a 210,2 Mpbs ela pretende trazer mais velocidade, capacidade e estabilidade para nosso cotidiano, e assim como o 4G, espera-se uma expansão rápida e significativa não só nos principais centros, mas também em áreas mais distantes e que todos possam usufruir de uma internet rápida e de qualidade.