Como foi o começo da internet no Brasil? Leia e Entenda !!!

A internet atualmente é considerada um dos principais meios de comunicação, a um custo-benefício relativamente baixo, ela consegue proporcionar a maioria da população uma quantidade quase ilimitada de informação.

O histórico do desenvolvimento da internet no Brasil é longo, ainda na década de 80 foi fundado o Instituto ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), que tinha como objetivo a disseminação de informações tecnológicas para a sociedade civil, o que incluía principalmente a democratização do acesso às redes e computadores no país.

Quando a internet chegou no brasil ?

A internet no Brasil começou em setembro de 1988 e as conexões inicialmente eram feitas apenas no âmbito acadêmico e somente alguns anos depois é que esta ferramenta foi destinada para uso doméstico e empresarial.

Um desenvolvimento que ocorreu aos poucos.

Mas, foi apenas no ano de 1994 que a internet finalmente ultrapassou as barreiras do meio acadêmico e começou a adentrar as residências brasileiras. Este momento foi considerado um Marco civil para a população, uma nova forma de comunicação estava sendo gerada e viria atingir milhões de pessoas em uma escala planetária.

como tudo começou a historia da internet no brasil
internet no brasil

No decorrer do seu desenvolvimento o Ministério das Comunicações e a Embratel infelizmente não viabilizam uma estrutura necessária para que a internet pudesse ser implantada de forma definitiva no país, algo que durou até meados de 1996, quando a internet brasileira passou a crescer exponencialmente tanto em número de provedores quanto em serviços prestados através da rede.

No ano de 1996 os primeiros players do mercado de provedores iniciaram as suas operações e consequentemente devido ao aumento do número de usuários, o Brasil passou a alcançar o 19° lugar em quantidade de hosts no mundo passando a ficar atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá no continente.

A internet a partir deste momento passava a ser fundamental no dia a dia das pessoas principalmente em se tratando das classes mais privilegiadas. O processo de digitalização passou a se consolidar mesmo diante de problemas estruturais e continuou crescendo no Brasil.

A democratização da internet ainda é um processo.

No ano de 2007, o mercado de provimento de internet no Brasil movimentou cerca de 114 bilhões em comércio eletrônico. Apenas no Brasil a internet tinha uma base de mais de 40 milhões de computadores instalados e cerca de 18 milhões de internautas residenciais.

O caminho para a democratização da internet foi lento, mas gradual. No ano de 2015, o Brasil já contava com mais de 100 milhões de domicílios conectados, o que representava cerca de 58% da população brasileira.

Segundo dados recentes divulgados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, no ano de 2020 o país chegou a ter mais de 150 milhões de usuários, o que representava o Marco de 81% da população com mais de 10 anos de idade.

O crescimento do número de acessos à internet tem ocorrido em todos os segmentos analisados, no entanto ainda sabe-se que o acesso à internet é desigual sendo que a grande maioria acessa a internet apenas pelo celular, o que reflete os baixos investimentos em infraestrutura e desenvolvimento tecnológico no país.