Internet fibra otica poderá chegar a todas cidades brasileiras até dezembro de 2024

É notável que inúmeras cidades e municípios brasileiros ainda contam com um sistema lento de internet, muitas pessoas inclusive ainda usam a baixa velocidade e frequência 2G e 3G, o que causa uma maior instabilidade no sistema de dados e faz com essa internet trave muito.

Mas, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), até o ano de 2024 deve ser instalada internet fibra ótica em todo o território brasileiro, levando qualidade e tecnologia para milhões de pessoas.

A ideia já vem sendo estudada há anos e foi aprovada em novembro de 2020 pela própria Anatel e será colocada em prática pelas operadoras principais de telefonia fixa nos próximos anos (2021-2025).

Segundo a proposta da própria Anatel, a rede fibra ótica que ganhará espaço em todo o território nacional, deverá ter capacidade de pelo menos de 10GB por segundo (Gbps) em cada localidade, o que já seria um grande avanço, já que atualmente muitos dos interiores brasileiros utilizam uma internet precária onde a velocidade não chega nem a 2GB.

A instalação do novo sistema de internet ocorrerá de forma gradativa e a ampliação será de apenas 10% das cidades brasileiras até dezembro de 2021 e chegará em 100% das cidades brasileiras apenas em 31 de dezembro de 2024, ou seja, pouco mais de 4 anos até que todos já estejam se beneficiando do novo sistema tecnológico.

Com a implementação da Internet com tecnologia em fibra de alta performance, as pessoas irão se beneficiar de uma internet rápida e de qualidade.

Essa instalação das redes de fibra otica veio para substituir uma meta anterior do PMGU (Plano Geral de Metas Para Universalização) que tinha como intuito instalar o sistema 4G nos munícipios que ainda não faziam uso dessa tecnologia, mas essas cidades ainda constam como prioridade para receber o 4G .

internet fibra otica no brasil

Vale lembrar que, a previsão anterior era de que pelo menos 10% desses 1.105 municípios já pudessem contar com a rede 4G, mas a meta não obteve sucesso e foi substituída pela nova meta do Anatel, de expandir a tecnologia em fibra ótica as novas localidade.

Internet fibra ótica em todo território nacional

A meta de expansão da rede em fibra ótica para todo o território nacional é válida para as operadoras de internet OI , Telefônica, Claro e Algar e os custos de serviços para a implementação da rede serão pagos pelas próprias empresas.

O tempo é curto e a Anatel precisa preencher e validar em até 3 meses a lista das cidades que serão contempladas nesse primeiro momento e colocar em prática todo o modelo que já vem sendo planejado.

Então, se você está cansado de reclamar da velocidade e qualidade da sua internet banda larga , não se desespere, os órgãos e empresas responsáveis estão buscando alternativas para levar o sistema para todos o mais rápido possível e até os próximos quatros anos todos serão beneficiados com o novo modelo padrão de internet, que irá levar mais qualidade de vida para a população brasileira e que está descrita no PMGU (Plano Geral de Metas de Universalização), que se encontra publicada no Diário Oficial da União.