O que é a velocidade da internet ? Speed Test !

Você sabe o que é a velocidade da internet ? Muitas pessoas contratam serviços de banda sem saber o que é a velocidade e como julgá-la boa ou ruim.

Para saber mais sobre sua internet, e como medi-la, como contratar um bom pacote, etc. são coisas essenciais ao avaliar as empresas para fechar um contrato de banda.

A velocidade da sua internet vai influenciar o tempo de resposta de sites, velocidade de download, tempo de espera para assistir filmes e vídeos, etc.

Veremos um pouco mais sobre o que é a velocidade da internet e como ela pode influenciar na sua rotina online.

O que é a velocidade da internet ?

Nada mais é do que a taxa de arquivos que a sua conexão consegue transferir em um curto espaço de tempo de um servidor diretamente para o seu dispositivo.

velocidade da sua internet
velocímetro medidor de internet

Essa taxa é importantíssima para fazer downloads, ainda mais se você utilizar a internet como uma fonte de renda, seja para uma empresa ou como freelancer mesmo.

Ao contratar uma banda de internet, você deverá avaliar qual será a velocidade contratada, que será medida em mega.

Geralmente, empresas de internet estão oferecendo contratações com, em média, 10 mega de internet, o que já é muito bom, porém não recomendado para empresas ou afins.

Caso queira utilizar a sua internet com uma certa frequência e realizar muitos downloads, deverá procurar um contrato de banda com maior velocidade.

Velocidade X franquia de internet

Confundir a velocidade da sua rede com franquia de internet é um erro muito comum, já que as pessoas não pesquisam e não procuram se especializar sobre o assunto.

Velocidade de internet seria a taxa de arquivos que a sua conexão conseguirá transferir em um curto espaço de tempo, certo?

Já franquia de internet seria o limite de dados que você poderá baixar antes de que a sua conexão seja interrompida pela empresa que lhe fornece a banda.

Leia Também : SPEEDTEST: VEJA COMO FUNCIONA O FAMOSO MEDIDOR DE VELOCIDADE DE INTERNET!

Esses limites geralmente são impostos a redes que fornecem internet para operadoras de telefone, porém existem sim empresas que colocam esses limites em contratos de internet banda larga.

Ao contratar uma internet com esse tipo de limite, você terá que tomar cuidado com os downloads de arquivos, pois não vai querer que a sua conexão seja interrompida logo.

Além disso, existem pacotes de internet que você poderá contratar com um limite de franquia, porém a sua conexão não será interrompida ao atingir o limite de dados, ela apenas será reduzida.

Essa redução ocorre da seguinte maneira, se a velocidade seria de 2 mega, você passará a utilizar apenas meio mega de velocidade ao longo do período que lhe resta até a próxima recontratação.

Leia Também : 11 DICAS PARA MELHORAR A VELOCIDADE DE CONEXÃO DE INTERNET BANDA LARGA

Para utilizar sua internet sem problemas após atingir esse limite, você terá que pagar uma taxa para expandir o seu limite de dados ou até retirá-lo.

Você acabou de ver o que é a velocidade da internet e como ela se difere da franquia de rede, portanto não vai mais se confundir e terá a certeza de escolher uma boa empresa para fornecer a sua conexão.

Quer saber como anda a velocidade da sua internet ?Faça o teste agora : speedtestbrasil.com