O que significa jitter no teste de velocidade ?

Você sabe o que significa jitter no teste de velocidade ? Esse termo não é muito conhecido, mas é muito importante para a transferência de arquivos de um servidor para um computador.

Jitter é o nome dado a um atraso de rede que ocorre na transferência de arquivos e que pode ser muito prejudicial para a sua conexão.

Esse atraso de rede ocorre pela conexão entre o servidor e o seu dispositivo, pois ao mesmo tempo que os arquivos estão sendo enviados para o servidor por um dispositivo externo, eles estão sendo enviados do servidor para o seu computador.

Esse choque entre dispositivos é o que causa o jitter, podendo ocasionar problemas em seus downloads, erros ou até pode corromper arquivos.

Como esse atraso ocorre?

O jitter é um atraso que ocorre durante a transferência de dados para um servidor e para o seu dispositivo em seguida, mas não é tão simples assim.

o que significa jitter no teste de velocidade
O que é Jitter ?

Esse atraso é ocasionado pelo envio de múltiplos arquivos, pois eles chegam ao servidor ao mesmo tempo e tentam carregar ao mesmo tempo, impedindo assim o carregamento total de todos.

Com isso, alguns arquivos podem ser dispensados e o seu download ficará com alguma parte para traz, corrompendo arquivos e prejudicando a sua rede.

Avaliar esse atraso é importante, pois você pode estar sendo prejudicado em seus downloads e deve entrar em contato com a empresa provedora de internet para resolver o problema.

Quando o jitter não é prejudicial?

Apesar dessa taxa de atraso estar presente em sua rede, existem alguns momentos em que ela não se mostra prejudicial e não atrapalha suas transferências de arquivos.

Os momentos em que o jitter não atrapalha são:

  • Quando a latência da rede for inferior a 150ms;
  • Quando o jitter estiver abaixo de 30ms;
  • Quando a perda de pacotes em seu download for igual ou menor do que 1% do valor total do arquivo.

Caso o seu atraso de rede estiver nas circunstâncias acima, você poderá ignorá-lo.

Porém, mesmo que o atraso de rede não esteja sendo prejudicial para os seus downloads, é recomendado que a taxa esteja abaixo dos 20ms para que você não seja afetado em desempenho de rede.

Um exemplo desse mal desempenho de rede é uma ligação por Whatsapp, por exemplo, já que a latência da sua rede pode ocasionar falhas e atrasos em sua comunicação também.

Essas ligações são o meio mais comum de experimentar o atraso de rede, portanto fique atento aos atrasos de rede.

Fazer um teste de velocidade por aplicativo pode indicar se você está com algum problema de atraso em sua rede e lhe ajudar a calcular os atrasos em ms.

Após fazer o teste e detectar um problema, entre em contato com o seu provedor de internet e solicite uma intervenção por meio da empresa para resolver esse problema.

Agora que você já sabe o que significa jitter no teste de velocidade, basta ficar atento a esse valor e comunicar a empresa que lhe fornece a conexão quaisquer problemas que ocorrem em sua rede.

QUER SABER COMO ANDA A VELOCIDADE DA SUA INTERNET ?

FAÇA O TESTE AGORA: SPEEDTESTBRASIL.COM