O que é metaverso ? Veja como entrar no Metaverso ?

Tudo passou a girar em torno dessas quatro letras: Meta. A campanha de marketing envolveu diversos segmentos diferentes para falar sobre a nova marca de Mark Zuckerberg. Em outubro de 2021, o CEO anunciou que o Facebook passaria a ser chamado Meta. Desde então, houve mudanças no cenário cibernético.

Como a proposta do Metaverso vai muito além do que vimos até agora, diversas empresas do mundo da moda, entretenimento, alimentos e educação já deram seus primeiros passos na novidade.

Ainda que o termo metaverso seja popular, qual é a sua origem e sua finalidade?Vamos responder, a seguir, algumas perguntas que estão em mais evidência.

O que é metaverso ?

O metaverso é uma nova linguagem de comunicação com o objetivo de socializar mais pessoas,independentemente de seu ambiente. É uma proposta disruptiva de integrar pessoas e coisas, realidade e virtual dentro de um mesmo espaço. 

A proposta é fazer com que não haja mais limite entre o que é físico e o que é virtual. A ideia de Mark é ultrapassar as barreiras físicas, dando poder aos nossos avatares como sendo extensão de nossos corpos.

Para que isso seja possível, o metaverso faz uso de realidade virtual, física e aumentada. Toda essa experiência tem a capacidade de imergir o usuário no mundo virtual que também não exclui o mundo físico e vice-versa.

Entrar nessa nova experiência exige alguns acessórios simples como óculos e manoplas, que são conectados a smartphones e computadores. 

LEIA TAMBEM> CERCA DE 3 BILHÕES DE PESSOAS NÃO TÊM ACESSO À INTERNET, DIZ ESTUDO!!!

Futuramente, há uma previsão de conexão diretamente ao cérebro humano, a partir de um implante. A intenção é eliminar de vez os equipamentos e tornar a tecnologia uma integrada ao ser humano. 

Contudo, uma evolução tecnológica com essa proporção exige muitos estudos e aprimoramento de ferramentas e tecnologias que temos hoje. Sendo assim, a adaptação levaria mais de uma década para se tornar realidade.

Qual a origem do nome Metaverso ?

Foi através do nome de um romance de NealStephenson chamado “SnowCrash”(1992), que veio a inspiração para o nome “metaverso”.Zuckerberg pensou na junção de meta= ascendente, transcendente com verso de universo. Na história do livro , os personagens usam avatares para sair da realidade e navegar no mundo imaginário. 

LEIA TAMBEM> BRASIL POSSUI A INTERNET MAIS CARA DA AMÉRICA LATINA, DIZ ESTUDO !!!

A inspiração passou a fazer parte dos sonhos de Zuckerberg, parece que, antes de criar o Facebook. Ainda assim, a ferramenta de interação social causou muitos avanços e contribuiu para a expansão mais avançada da globalização. 

Como entrar no Metaverso ?

Existem várias maneiras. Você pode optar por adquirir o cardboard do Google por $10 ou pode também comprar os Oculus Quest 2 por $300. O mais importante é ter manoplas ou óculos virtuais. 

LEIA TAMBEM> PARABÓLICAS VÃO PARAR DE FUNCIONAR COM A CHEGADA DO 5G

Depois disso, escolha o melhor universo virtual para você. Entre as opções, você terá plataformas como Decentraland, AxieInfinity, Horizon, Mesh, Sandbox, Fortnite e Roblox. Elas estão em evidência porque propiciam ambientes de trabalho,entretenimento ao vivo e jogos.

Gostou da novidade? Você está preparado para navegar no Metaverso?