SpeedTest: Veja Como funciona o Famoso Medidor de Velocidade de internet!

Você sabe como funciona o speedtest ? As ferramentas para teste de velocidade de internet são muito importantes para avaliar a qualidade da sua rede e a estabilidade da sua conexão.

Os testes avaliam cada aspecto da sua rede e lhe dão uma resposta rápida assim que a verificação da sua conexão estiver completa.

Veremos um pouco mais sobre o speedtest e como a verificação da sua rede é feita através do aplicativo.

Como funciona o speedtest ?

O speedtest realiza uma verificação da sua rede e lhe fornece informações como: taxa de download, taxa de upload, ping, etc.

speedtest - medidor de velocidade da internet
speedtest – medidor de velocidade da internet

Essa verificação é feita com o envio de arquivos para um servidor remoto e calculando o tempo em que o servidor demora para enviar uma resposta.

Além disso, o aplicativo calcula a quantidade de dados que a sua conexão suporta ao enviar arquivos e ao receber arquivos também.

Apesar de ser um aplicativo muito útil e prático, muitas pessoas não o conhecem e não utilizam o speedtest, deixando assim a sua rede sem uma verificação adequada de qualidade.

O que são as informações do speedtest ?

O speedtest mostrará muitas informações, veremos o que são algumas delas para que você não fique confuso com os resultados.

A taxa de download é o número de arquivos em mb que a sua conexão de internet consegue baixar em um curto período de tempo, sendo que quanto maior a taxa, maior será a velocidade em que você baixa um arquivo da rede.

Já a taxa de upload mostra a quantidade de arquivos que o seu dispositivo consegue enviar para um servidor externo em um curto espaço de tempo, sendo que essa taxa costuma ser muito menor do que a de download.

O ping é o atraso de rede que ocorre em sua conexão, ou seja, quanto maior o número, maior será a demora em que o seu dispositivo receberá a resposta a uma solicitação feita para o servidor.

Como deixar o speedtest mais preciso?

Para que o seu teste de velocidade seja o mais preciso possível e não tenha interrupções, você deverá tomar algumas medidas.

Leia Também : QUAL É O MELHOR APLICATIVO PARA MEDIR A VELOCIDADE DA INTERNET ?

Uma delas é evitar redes sem fio para fazer o teste, pois uma conexão cabeada é sempre mais estável e segura.

Conexões por wi-fi podem sofrer algum tipo de interferência, portanto lembre-se disso ao tentar realizar o teste de velocidade dessa maneira para entender qualquer tipo de resultado diferente que o teste possa oferecer.

Além disso, interrompa qualquer tipo de download que o seu dispositivo esteja realizando, pois o mesmo poderá prejudicar o teste e fazê-lo mostrar um resultado equivocado.

Leia Também : O QUE É A VELOCIDADE DA INTERNET ?

Ao tomar essas medidas, certifique-se de fechar todos os programas em seu dispositivo e deixar apenas o teste de velocidade em uso, pois isso vai facilitar na hora de utilizar o programa e receber os resultados.

Agora que você viu como funciona o speedtest , basta tomar as medidas necessárias para que o seu resultado seja preciso e você já entenderá as informações que serão recebidas por ele.

QUER SABER COMO ANDA A VELOCIDADE DA SUA INTERNET ?

Faça o teste agora : speedtestbrasil.com