Velocidade da internet no Brasil ocupa 73ª posição em ranking
| |A velocidade da internet brasileira ocupa o 73º lugar em um ranking com 243 países que foram analisados pela empresa de armazenamento norte-americana Akamai Technologies . A pesquisa foi feita com base em mais de 773 milhões de endereços IP que conectaram a plataforma utilizada para a coleta de dados. Nos números mais recentes divulgados na terça-feira, o país registrou uma velocidade média de conexão de 2,3 Mbps, enquanto a média mundial é de 3,1 Mbps.
Velocidade da internet: o Brasil perde para a Colômbia, Equador, Coréia do Norte …
Conduzido trimestralmente, o estudo “State of Internet” também revelou que o Brasil perde para os países menos desenvolvidos. Entre os doze na América do Sul – que tem índices de má velocidade, o Brasil (2,328 Kbps) está na quarta posição, perdendo para o Chile (3.036 Kbps), Colômbia (2.806 Kbps) e Equador (2.338 Kbps). O pior sul-americano é a Bolívia, que tem uma velocidade média de 866 Kbps.
Do outro lado do continente, o Brasil perde para um país que não tem uma boa reputação quando se trata da internet: a Coréia do Norte, que tem uma velocidade média de 2,7 Mbps. Se o BRICS é analisado, por exemplo – um grupo de países considerados economicamente emergentes e que, além do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – a internet brasileira perde apenas a Rússia (6.001lbb), sendo à frente do sul (2.132 Kbps), China (1.777 Kbps) e Índia (1.181 Kbps).
Analisando pela velocidade da internet, é possível ver que no Brasil existem apenas 0,67% de conexões superiores a 10 Mbps. Se diminuíssemos para 4 Mbps – o que é o mínimo para a empresa considerar a banda larga, o número aumenta para 13,98%. Entre as conexões que não atingem 256 Kbps, a fatia brasileira é de 1,82%. De acordo com a pesquisa de Akamai, a velocidade de internet máxima do Brasil é de 18,8 Mbps e o país registrou, de abril a junho, 20,6 milhões de IP únicos.